Embaixada de Portugal em Cuba

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Comemoração do Dia da Lusofonia - Gala em Língua Portuguesa

3 de mayo concierto lengua portuguesa

Para celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, e sob o patrocínio das Embaixadas dos Países de Língua Oficial Portuguesa representados em Havana, terá lugar, no dia 3 de maio, às 18h, em Havana, no Teatro Raquel Revuelta / Grupo de Teatro D’OS, um concerto de poesia e música concebido e dirigido por António Revez, ator, performer, encenador e diretor teatral português, sob direção musical da pianista cubana Rosa García Oropesa.

Denominado “O Sal da Língua”,  o espetáculo concilia textos poéticos e composições de autores internacionalmente destacados dos vários países envolvidos, assim como peças musicais especialmente concebidas para o evento. Dos autores, poderemos destacar, entre outros, Alda do Espírito Santo, Ana Paula Tavares, Donato Ndongo-Bidyogo, José Saramago, Jorge Barbosa, Fernando Sylvan, Gregório de Matos, Mia Couto, Tony Tcheka.

Para além da direção musical e piano de Rosa García Oropesa, bem como da voz de António Revez, o espetáculo conta igualmente com os artistas cubanos Lindiana Murphy (voz/canto), Alejandro Díaz (saxofone) e Yosvany Betancourt (percussão).

Terá como convidado especial o violinista Julian Corrales, músico cubano que acompanhou em várias digressões Cesária Évora, cantora de voz e presença inconfundíveis da morna e coladera de Cabo Verde.

O concerto contará ainda com a participação de jovens estudantes da Licenciatura de "Língua Portuguesa como Segunda Língua Estrangeira", da Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade de Havana (FLEX/UH).

Os textos serão facultados na versão original e nas respetivas traduções (Português e Espanhol), de forma a que o público possa acompanhar e desfrutar em pleno os poemas em palco.

Para este efeito, a atividade terá o precioso contributo da Cátedra “Eça de Queirós” da FLEX/UH.

A atividade é financiada pelo CICL e tem o apoio do Ministério da Cultura de Cuba (Consejo Nacional de Artes Scénicas), a par das Embaixadas e da Cátedra já referidas.

inst camoes

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail