Embaixada de Portugal em Cuba

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Furacão Irma – conselhos aos viajantes

image

Na sequência da passagem do furacão Irma por Cuba, muitas áreas do país estão danificadas e sem abastecimento regular de água e eletricidade, incluindo Havana. Os efeitos da tempestade fizeram-se sentir com mais intensidade no litoral norte da ilha, sobretudo entre as cidades de Morón e Cárdenas.

Várias estradas estão cortadas devido a inundações e quedas de árvores e de postes de eletricidade. Os trabalhos de reconstrução deverão prolongar-se por algumas semanas. Progressivamente, estão a ser reativados os transportes internos e os voos internacionais. Os aeroportos de Havana e Varadero reabriram no dia 12 de setembro.

Se está a pensar viajar para Cuba em breve, recomendamos que:

- Avalie atentamente a oportunidade de realizar a viagem;

- Contacte a sua agência de viagens ou o hotel onde pretende ficar alojado para obter informação sobre a situação concreta do local;

- Antes da partida, efetue o seu registo de viagem na Aplicação Registo Viajante ou através do endereço de e-mail gec@mne.pt com informações sobre a viagem, incluindo os dias em que permanecerá em Cuba, as cidades que irá visitar e os hotéis planeados;

- Siga sempre as recomendações das autoridades cubanas, dado que algumas áreas do país poderão estar vedadas ao público, por razões de segurança.

Recordamos que a época ciclónica em Cuba decorre entre os meses de junho e novembro, com maior incidência em setembro e outubro. Para mais informação, por favor consulte o Portal das Comunidades Portuguesas.

Em caso de emergência, poderá contactar-nos através do número de telefone + 53 52 80 44 54.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail