Embaixada de Portugal em Cuba

Ministério dos Negócios Estrangeiros

I Colóquio «Presenças Europeias em Cuba»

17545607 1482573741763418 7094647668975887354 o

 

I COLÓQUIO «PRESENÇAS EUROPEIAS EM CUBA»

Dias 4 e 5 de abril de 2017, no Centro Histórico de Havana.

Angél Pérez, Diretor da Cátedra Eça de Queirós, este ano inaugurada na Universidade de Havana, apresenta a palestra «LUZES DE PORTUGAL EM CUBA», no Centro para a Interpretação das Relações Culturais Cuba-Europa, Palácio do Segundo Cabo, dia 4 de abril, às 14:30.

A emigração europeia para Cuba resultou de um processo intenso que se estendeu desde o período colonial até 1930, aproximadamente. Com o desejo de encontrar novas oportunidades que não estavam asseguradas nos seus países de origem, como eram o trabalho, a aventura ou o refúgio político, os emigrantes estabeleceram-se na maioria dos casos de maneira definitiva nos territórios americanos e com eles trouxeram as suas culturas e tradições.

Para rastrear e aprofundar a marca material e intangível de emigrantes procedentes não apenas de Espanha, mas também de Portugal, Alemanha, Bélgica, França, entre outras nações europeias, convocam-se investigadores de diversas disciplinas e de todas as províncias do país, que se especializam ou têm resultados de investigação sobre a presença em Cuba dos vários países da Europa, através de processos culturais e dos seus resultados. Com o intuito de aproveitar as investigações dos estudiosos nestes temas, o colóquio funcionará como espaço para identificar as diferentes culturas europeias e o impacto que tiveram no território nacional.

O evento enquadra-se no projeto de cooperação internacional «Gestión integral participativa y sostenible para el desarrollo local del Centro Histórico y la Bahía de La Habana», financiado pela União Europeia. Organizado pela Oficina do Historiador da Cidade, conta também com o apoio da Cátedra Jean Monnet.

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail