Embaixada de Portugal em Cuba

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

É para mim uma grande honra ter sido nomeado para o cargo de Embaixador de Portugal em Havana.

Chego a este admirável país poucos meses antes de iniciarmos as celebrações dos 100 anos das relações diplomáticas entre Portugal e Cuba, esperando que esta importante efeméride possa servir não só para a consolidação do muito que temos alcançado no âmbito do nosso relacionamento bilateral, bem patente pela realização de inúmeras deslocações ao mais alto nível entre os responsáveis políticos de ambos os países, mas também ir mais além.

Esperamos contribuir para a obtenção de resultados concretos - demonstrativos da excelente fase e da maturidade do nosso relacionamento bilateral -  que possam servir para a promoção dos interesses de Portugal e de Cuba neste inicio do segundo século da nossa vivência comum.

Desejo ainda saudar calorosamente a comunidade portuguesa em Cuba. Gostaria que todos se sentissem em casa na Embaixada de Portugal em Havana.

Posso assegurar que os nossos Serviços Consulares, os Serviços Culturais e a AICEP estão totalmente empenhados em apoiá-los, bem como às empresas portuguesas já presentes em Cuba e àquelas que desejam ainda descobrir este mercado. Todos vós contribuem para o prestígio de Portugal em Cuba e procuraremos continuar a acompanhá-los, empenhadamente e com muito orgulho.

Fernando Figueirinhas