Aviso sobre a temporada ciclónica em Cuba

folleto 1

A época ciclónica em Cuba decorre de 1 de junho a 30 de novembro, com maior incidência nos meses de setembro a outubro. Se pretender viajar para o território cubano durante este período, por favor consulte os Conselhos aos Viajantes do Portal das Comunidades Portuguesas, bem como o folheto informativo da Embaixada sobre como proceder em caso de furacão (Frente/Verso).

Mais notíciasNotícias

portugal gov

Comemora-se hoje, 10 de outubro, o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte. O Governo Português associa-se a todos os que celebram este Dia. 

Portugal opõe-se à aplicação, em quaisquer circunstâncias, desta pena, que constitui uma violação do direito humano à vida, consagrado desde 1948 na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A pena de morte representa um desrespeito total pela dignidade humana e Portugal repudia todos os argumentos utilizados para a justificar. 

No quadro das Nações Unidas, Portugal tem sido um dos grandes defensores da resolução sobre uma moratória à pena de morte, desde a primeira vez que foi adotada, em 2007. Expressamos votos para que esta resolução possa continuar a merecer uma adesão cada vez mais significativa. A título nacional e alinhando-se com a posição da União Europeia, Portugal reitera o seu compromisso inabalável de defender, nas Nações Unidas e noutras instâncias internacionais, a eliminação definitiva e total da pena capital. No Conselho da Europa, em Estrasburgo, Portugal assume o papel de país-líder, intervindo em nome da UE sempre que surge um debate sobre esta matéria. 

Em coerência com o gesto pioneiro que Portugal assumiu na Europa e no Mundo, em 1867, ao abolir a pena de morte, o Governo Português reitera o seu apelo para que todos os países que ainda não o tenham feito estabeleçam uma moratória de facto, como primeiro passo para a abolição, na lei e na prática, da pena de morte.

Lisboa, 10 de outubro de 2019

encontro

Nos próximos 13 a 15 de dezembro, em Viseu, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) e da Comunidade Intermunicipal de Viseu-Dão-Lafões, organizará o IV Encontro de Investidores da Diáspora.

Relembra-se que os Encontros de Investidores da Diáspora visam fornecer aos empresários portugueses no estrangeiro o acesso a informação em áreas-chave sobre as políticas públicas em Portugal, nomeadamente no plano dos mecanismos institucionais de apoio ao investimento, por via da presença de membros do Governo de Portugal e de responsáveis de entidades públicas em diferentes domínios.

Outro objetivo destes encontros é o de facilitar o estabelecimento de redes de contacto entre os empresários portugueses no estrangeiro e aqueles que exercem a sua atividade em Portugal, proporcionando-lhes o espaço para possíveis oportunidades de negócios ou de parcerias e oferecendo-lhes uma plataforma privilegiada para o diálogo, o debate, a partilha de experiências e de boas práticas, e o esclarecimento de dúvidas em tempo real. Ao mesmo tempo, procura-se contribuir para fortalecer um sentimento identitário comum entre os empresários portugueses pelo mundo, independentemente dos países onde estão estabelecidos e das realidades e contextos específicos em que se inserem.

Nesse sentido, convidamos todos os interessados a participarem neste importante evento!

O programa do encontro será disponibilizado brevemente, podendo realizar a sua inscrição no evento através do e-mail: gaid@mne.pt.  

Pode consular as atividades desenvolvidas pelo Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora aqui.

cartaz69296 grande

No âmbito da celebração dos 100 anos de relações diplomáticas ininterruptas entre Portugal e Cuba, a Embaixada de Portugal tem o prazer de anunciar um concerto único da fadista Cuca Roseta em Cuba, no próximo dia 31 de outubro, às 20h30.

As entradas para o evento terão um preço de 2 CUC e poderão ser adquiridas na bilheteira da Fabrica de Arte Cubano, onde decorrerá o espetáculo (Nave 3).

Aproveite esta oportunidade para ver e ouvir ao vivo em Cuba uma das grandes vozes do Fado!

inst camoes

Decorre até dia 9 de outubro o período de candidaturas para o 1º semestre 2019/2020 dos cursos à distância do Instituto Camões.

Português para estrangeiros - Autoaprendizagem

Português para Estrangeiros – Básico

Português para Estrangeiros – Premium

Português para Fins Específicos

Formação de Professores

Cursos de Especialização

Mais informações em: https://www.instituto-camoes.pt/activity/servicos-online/ensino-a-distancia/calendario-de-cursos?view=article&layout=edit&id=31038

Contactos

Ave 7ma #2207, e/ 22 y 24, Esq con 24
Miramar - Playa
La Habana – Cuba

+53 72040149 (Chancelaria)
+53 7204 2871 (Secção Consular)
info.havana@mne.pt (Embaixada)
havana@mne.pt (Chancelaria)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

logo registo criminal

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

conselhos

visit portugal logo

studyinportugal

identidad eca de queiros

mne1 700x340

president

ar

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

 

sef

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Portugal Economy Probe