Embaixada de Portugal em Cuba

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

 haVANA

Aos leitores desta página:

É com grande satisfação que vos comunico a abertura da página oficial da Embaixada de Portugal em Havana.Tentaremos mantê-la atualizada com informação relevante, sobre Portugal, Cuba, e tudo o que diga respeito às relações entre os nossos países.Tentaremos também apresentá-la de forma moderna e atrativa.Tentaremos, ainda, que esta página represente um instrumento útil de consulta para todos quantos desejem viajar para Portugal ou Cuba ou aí estabelecer vínculos de trabalho, ou simplesmente pretendam conhecer melhor dois países que partilham, entre outras coisas, a afabilidade das suas gentes e uma beleza natural reconhecida um pouco por todo o Mundo.

Sejam muito bem-vindos.

Luís Faro Ramos

Embaixador de Portugal em Havana

Apelo a todos os portugueses residentes em Cuba e no Haiti

A Embaixada de Portugal em Havana apela a todos os cidadãos portugueses residentes em Cuba e no Haiti para que se registem na Secção Consular da Embaixada. A inscrição consular é gratuita e obrigatória para a realização de quaisquer atos consulares.

Ao registar-se, poderá também pedir para receber por correio eletrónico os nossos anúncios consulares e informação sobre as atividades culturais da Embaixada.

Para saber que documentos deve apresentar para fazer a inscrição consular, poderá consultar esta página

Os cidadãos portugueses residentes no Haiti poderão registar-se junto do Consulado-Honorário de Portugal em Port-au-Prince.

 

8 junho - Concerto do guitarrista Custódio Castelo em Havana

cuba cartaz c c

Pela primeira vez, num evento que será marcante para a história das pontes culturais entre Portugal e Cuba, apresenta-se em Havana Custódio Castelo, conceituado mestre da guitarra portuguesa!

O reconhecido intérprete português será o protagonista do concerto “Guitarra Portuguesa e Fado”, que terá lugar na belíssima Basílica de São Francisco de Assis, no centro histórico da capital cubana, dia 8 de junho, pelas 18:00, no contexto do Dia de Portugal.

Auspiciado pela Embaixada de Portugal, pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, de Portugal, e pela Oficina do Historiador da Cidade de Havana, o concerto, inédito e singular, contará ainda com a presença de convidados cubanos, que partilharão cenário com quem é considerado atualmente um dos grandes intérpretes da guitarra portuguesa.

Numa atuação exclusiva em Cuba, o mestre português irá surpreender o público havaneiro com uma proposta de repertório sui generis, no qual se irá estabelecer uma ponte musical com um instrumento típico cubano, o «tres», interpretado pela famosa tresera Enid Rosales. Juntos interpretarão músicas cubanas e portuguesas, aos quais se juntarão as vozes dos cantores cubanos Lindiana Murphy e Saheed Mohamed, com «Garça Perdida», «Ó Gente da Minha Terra» e «Lisboa, Menina e Moça», em português, para além de algumas surpresas especiais.

Será um momento histórico para a música portuguesa em Cuba, com os acordes magistrais da nossa guitarra a fazer-se ouvir em Havana Velha, e uma das raras ocasiões para apreciar em união e diálogo dois instrumentos representativos da tradição de ambos países, a guitarra portuguesa, representante incontornável do fado, património imaterial da humanidade desde 2011, numa versão original, e o «tres», património e agente vivo da trova tradicional cubana.

Professor, produtor discográfico, compositor e excecional intérprete, com vários trabalhos a solo editados ao longo dos anos, sendo o último, «Maturus» (2015), gravado com uma guitarra única no mundo, a «Siamesa», Custódio Castelo acompanhou as grandes fadistas da atualidade, entre as quais se destacam Ana Moura, Cristina Branco, Mariza, Raquel Tavares, também Carlos do Carmo, Camané, Nuno da Câmara Pereira e Jorge Fernando. Entre as parcerias mais significativas no seu percurso estão a própria Amália Rodrigues e a brasileira Maria Bethânia. Recebeu vários prémios pela maestria das suas interpretações e qualidade das composições, realizando concertos e participando em festivais um pouco por todo o mundo, onde, com segurança e espírito livre, tem feito incursões harmoniosas pelo jazz e pelo fado e entrelaçado estilos e géneros musicais diversos.

Contactos

Ave 7ma #2207, e/ 22 y 24, Esq con 24
Miramar - Playa
La Habana – Cuba

+53 72040149 (Chancelaria)
+53 72047995 (Secção Consular)
havana@mne.pt (Embaixada)
sconsular.havana@mne.pt (Secção Consular)
havana@mne.pt (Chancelaria)

Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

conselhos

visit portugal logo

post facebook1

identidad eca de queiros

president

ar

governo

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Carreiras Internacionais

sef