Aviso sobre a temporada ciclónica em Cuba

folleto 1

A época ciclónica em Cuba decorre de 1 de junho a 30 de novembro, com maior incidência nos meses de setembro a outubro. Se pretender viajar para o território cubano durante este período, por favor consulte os Conselhos aos Viajantes do Portal das Comunidades Portuguesas, bem como o folheto informativo da Embaixada sobre como proceder em caso de furacão (Frente/Verso).

Mais notíciasNotícias

eca de queiros

Realizar-se-á no dia 29 de novembro de 2019 o III Colóquio de Estudos Lusófonos promovido pela Cátedra Eça de Queirós da Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade de Havana. Terá lugar no Salão 290, do Edifício Varona da Universidade, situado na zona da Reitoria.

A presente edição conta com os seguintes convidados internacionais: Fernando Figueirinhas (Portugal), Embaixador de Portugal em Havana; Arantxa Crespo (Espanha), docente e Presidente da Cátedra de Estudos Galegos da Faculdade de Arte e Literatura da Universidade de Havana; Guilherme Gontijo Flores (Brasil), tradutor, poeta e professor da Universidade Federal do Paraná; e Afonso Reis Cabral (Portugal), escritor e editor.

Participarão igualmente docentes e investigadores cubanos que realizaram missões em países de língua oficial portuguesa no âmbito de programas de cooperação, com especial incidência sobre Angola e Moçambique. Contará, pela primeira vez, com um grupo de estudantes cubanos de "Português como Segunda Língua Estrangeira". Encerrará com uma breve apresentação do grupo de Música antiga Ensemble Lauda, com repertório de lírica profana medieval galego-portuguesa.

O evento conta com o apoio do Camões I.P. e da Universidade de Havana.

A entrada é livre e o programa previsto pode ser consultado AQUI.

inst camoes

cartaz69296 grande

No âmbito da celebração dos 100 anos de relações diplomáticas ininterruptas entre Portugal e Cuba, a Embaixada de Portugal tem o prazer de anunciar um concerto único da fadista Cuca Roseta em Cuba, no próximo dia 31 de outubro, às 20h30.

As entradas para o evento terão um preço de 2 CUC e poderão ser adquiridas na bilheteira da Fabrica de Arte Cubano, onde decorrerá o espetáculo (Nave 3).

Aproveite esta oportunidade para ver e ouvir ao vivo em Cuba uma das grandes vozes do Fado!

portugal gov

Comemora-se hoje, 10 de outubro, o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte. O Governo Português associa-se a todos os que celebram este Dia. 

Portugal opõe-se à aplicação, em quaisquer circunstâncias, desta pena, que constitui uma violação do direito humano à vida, consagrado desde 1948 na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A pena de morte representa um desrespeito total pela dignidade humana e Portugal repudia todos os argumentos utilizados para a justificar. 

No quadro das Nações Unidas, Portugal tem sido um dos grandes defensores da resolução sobre uma moratória à pena de morte, desde a primeira vez que foi adotada, em 2007. Expressamos votos para que esta resolução possa continuar a merecer uma adesão cada vez mais significativa. A título nacional e alinhando-se com a posição da União Europeia, Portugal reitera o seu compromisso inabalável de defender, nas Nações Unidas e noutras instâncias internacionais, a eliminação definitiva e total da pena capital. No Conselho da Europa, em Estrasburgo, Portugal assume o papel de país-líder, intervindo em nome da UE sempre que surge um debate sobre esta matéria. 

Em coerência com o gesto pioneiro que Portugal assumiu na Europa e no Mundo, em 1867, ao abolir a pena de morte, o Governo Português reitera o seu apelo para que todos os países que ainda não o tenham feito estabeleçam uma moratória de facto, como primeiro passo para a abolição, na lei e na prática, da pena de morte.

Lisboa, 10 de outubro de 2019

encontro

Nos próximos 13 a 15 de dezembro, em Viseu, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) e da Comunidade Intermunicipal de Viseu-Dão-Lafões, organizará o IV Encontro de Investidores da Diáspora.

Relembra-se que os Encontros de Investidores da Diáspora visam fornecer aos empresários portugueses no estrangeiro o acesso a informação em áreas-chave sobre as políticas públicas em Portugal, nomeadamente no plano dos mecanismos institucionais de apoio ao investimento, por via da presença de membros do Governo de Portugal e de responsáveis de entidades públicas em diferentes domínios.

Outro objetivo destes encontros é o de facilitar o estabelecimento de redes de contacto entre os empresários portugueses no estrangeiro e aqueles que exercem a sua atividade em Portugal, proporcionando-lhes o espaço para possíveis oportunidades de negócios ou de parcerias e oferecendo-lhes uma plataforma privilegiada para o diálogo, o debate, a partilha de experiências e de boas práticas, e o esclarecimento de dúvidas em tempo real. Ao mesmo tempo, procura-se contribuir para fortalecer um sentimento identitário comum entre os empresários portugueses pelo mundo, independentemente dos países onde estão estabelecidos e das realidades e contextos específicos em que se inserem.

Nesse sentido, convidamos todos os interessados a participarem neste importante evento!

A inscrição no evento deverá ser realizada através do e-mail: gaid@mne.pt.  

Carta Convite da Senhora Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Drª Berta Nunes

Projeto de Programa do IV Encontro de Investidores da Diáspora

Poderá consultar as atividades desenvolvidas pelo Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora aqui.

Contactos

Ave 7ma #2207, e/ 22 y 24, Esq con 24
Miramar - Playa
La Habana – Cuba

+53 72040149 (Chancelaria)
+53 7204 2871 (Secção Consular)
info.havana@mne.pt (Embaixada)
havana@mne.pt (Chancelaria)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

logo registo criminal

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

conselhos

visit portugal logo

studyinportugal

identidad eca de queiros

mne1 700x340

president

ar

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

 

sef

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Portugal Economy Probe