Embassy of Portugal in Cuba

Ministry of Foreign Affairs

Oficial visit of the Minister of Foreign Affairs to Cuba

augusto santos silva foto oficial

 O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, realizará uma visita  oficial a Cuba, entre 26 e 28 de junho, onde manterá encontros políticos, nomeadamente com o Ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parrilla, o Ministro do Comércio Externo, Rodrigo Malmierca Díaz, o Ministro da Cultura, Julián González Toledo e o Ministro da Educação Superior, Rodolfo Alarcón Ortiz.

O Ministro Santos Silva será ainda recebido pelo Primeiro Vice-Presidente do Conselho de Estado e de Ministros, Miguel Díaz-Canel Bermúdez.

No dia 27 de junho, à tarde, na residência do Embaixador de Portugal em Havana, o Ministro terá um encontro com empresários portugueses e com a comunidade lusófona em Cuba.

No dia 28 de junho, pelas 11h00, o Ministro dos Negócios Estrangeiros dará uma conferência intitulada “América Latina, Caraíbas e Europa: política, cultura e economia”, no Instituto Superior de Relaciones Internacionales de Havana.

Esta visita oficial assume um significado político muito relevante no contexto atual das relações bilaterais entre Portugal e Cuba. Da agenda política e económica constam, entre outros assuntos, a cooperação existente e potencial nas áreas da Saúde, Educação, Turismo, Ensino Superior, Indústria, Defesa e Cultura. Note-se que, em 2015, as exportações portuguesas para aquele país cresceram mais de 30% relativamente a 2014, atingindo mais de 45 milhões de euros, a cifra mais alta dos últimos cinco anos. Em 2016, dados conhecidos até março mostram um crescimento de 10% em relação a idêntico período de 2015.

No âmbito da promoção da Língua portuguesa em Cuba, destaca-se a criação, pela primeira vez, de um Leitorado de Português junto da Universidade de Havana, que deverá iniciar o seu funcionamento no próximo mês de Setembro.

Durante a visita serão ainda assinados dois acordos de cooperação bilateral: um acordo entre Institutos Diplomáticos e um Programa de Cooperação Multissetorial nas áreas da Língua, Educação, Ciência, Cultura, Desporto, Juventude e Comunicação Social.

Lisboa, 24 de junho de 2016 

Share:
FacebookTwitterGoogle +E-mail